A CORRELAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA COM AS COMUNIDADES PESQUEIRAS DA REGIÃO COSTEIRA DO ESPÍRITO SANTO

Nome: MICAEL LINCOLN CARDOSO PAZ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/08/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUIZ FERNANDO LOUREIRO FERNANDES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CAMILAH ANTUNES ZAPPES Examinador Interno
LUIZ FERNANDO LOUREIRO FERNANDES Orientador
MARIA CRISTINA DADALTO Examinador Externo

Resumo: A região costeira do Espírito Santo é uma área de grande potencial pesqueiro e uma importante fonte de alimento e renda para diversas comunidades pesqueiras, gerando uma cadeia produtiva da pesca bastante complexa e diversificada, com potenciais e entraves, influenciados por diversos fatores sociais, econômicos e ambientais.
O objetivo deste estudo foi identificar e analisar a distribuição das instituições envolvidas na cadeia produtiva da pesca no litoral do Espírito Santo, correlacionando os dados com outros estudos do setor pesqueiro na região para definir as variáveis da cadeia produtiva nas regiões Norte, Centro e Sul do estado.
Os dados desse estudo foram adquiridos do Projeto Diagnóstico Socioeconômico das Comunidades Pesqueiras da Bacia do Espírito Santo e Porção Norte da Bacia de Campos (SociopESca). O banco de dados foi gerado através das informações adquiridas nos questionários aplicados em 14 municípios da região costeira do estado.
Inicialmente foi feita uma análise da estrutura da cadeia produtiva para identificação, caracterização e função dos atores, elos e segmentos envolvidos, e na análise dos principais fluxos de distribuição do produto.
Após a caracterização inicial foi feita uma análise integrada dos dados da cadeia produtiva, através de correlações e definição de variáveis para identificação de potencialidades de cada região do estado.
Os resultados apresentaram fortes diferenças entre as regiões Norte, Centro e Sul, e algumas semelhanças entre municípios de regiões diferentes, destacando a Região Sul com alta produção pesqueira e fortes problemas nos segmentos de apoio e comercialização, reduzindo assim o potencial da região. A Região Centro apresentou melhor potencial devido um maior equilíbrio entre o setor de produção, apoio e comercialização. A Região Norte obteve o menor potencial devido a precariedade de todos os segmentos.
Esse estudo possibilitará uma melhor compreensão da dinâmica da cadeia produtiva da pesca no estado, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas para cada localidade, aumentando a eficiência e contribuindo para recuperação desse setor tão importante.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910