Laboratório de Geologia - Museu de Minerais e Rochas

O programa de extensão Museu de Minerais e rochas é desenvolvido no Laboratório de Geologia, que faz parte ao departamento de Oceanografia, do Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES. O laboratório contém um acervo de minerais e rochas, com amostras dos principais minerais existentes, de vários tipos de minérios, de rochas mais comuns do nosso Estado e do Brasil e de fósseis. O Laboratório atende à diversas disciplinas, como as de mineralogia e geologia, para os cursos de oceanografia, geografia, química, ciências biológicas e outros.

Coleção do Museu

A coleção do Museu inclui também minérios de metais, diversos tipos de fósseis, materiais de uso em siderurgia, cimento, cerâmica, contrução civil, carvão mineral, petróleo e derivados, entre outros.

Objetivos

O Programa Museu de Minerais e Rochas, desenvolvido em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, tem por objetivo atender a comunidade da Grande Vitória, bem como a de todo o Estado do Espírito Santo, por meio de suas atividades principais, que são:

Receber visitas de turmas de estudantes de ensino fundamental e médio para atividade pedagógica prática, complementar às informações sobre geologia que recebem em seus colégios;

Atender a grupos de estudantes para apoio em seus trabalhos sobre minerais, rochas e outros assuntos de geologia, com classificação de amostras e fornecimento de informações;

Ministrar cursos de pequena duração para professores como subsídio às suas atividades didáticas no campo da geologia;

Atender a pessoas interessadas em recursos minerais, através de classificação de amostras de minerais, rochas e minérios e fornecimento de informações técnicas, econômicas e jurídicas.

Visitas

A atividade de visita de colégios consta de uma parte teórica, com explanações sobre geologia, quando os estudantes podem formular quaisquer questionamentos sobre o assunto e de uma parte prática, quando eles manuseiam amostras de minerais, rochas e minérios, observam as vitrines e apresentam suas amostras pessoais para serem classificadas.

As visitas e demais atividades são orientadas pelo professor coordenador do Programa, geólogo e/ou por monitores. A atividade de visita e outras que necessitem do coordenador devem ser marcadas com antecedência, diretamente com os monitores no museu, ou por telefone.

Laboratório de Geologia e  Museu de Minerais e Rochas
Prédio IC-II, 2º andar

Departamento de Oceanografia – DOC
Centro de Ciências Humanas e Naturais – CCHN – UFES
Campus Universitário Goiabeiras, Vitória - ES

Museu - 4009-7658 – 14 as 18 h
Departamento de Oceanografia - 4009-2877

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.