Museu de Minerais e Rochas

O Museu de Minerais e rochas é um espaço que faz parte do Departamento de Oceanografia e Ecologia, do Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES. O Museu contém um acervo de minerais e rochas, com amostras dos principais minerais existentes, de vários tipos de minérios, de rochas mais comuns do estado do Espírito Santo e do Brasil e também de fósseis. O espaço atende às atividades didáticas teóricas e práticas de diversas disciplinas, como as de mineralogia e geologia, para os cursos de oceanografia, geografia, química e ciências biológicas e nele também são desenvolvidas atividades de pesquisa e de extensão.

Coleção do Museu

A coleção do Museu, além do acervo citado acima, inclui também minérios de metais, diversos tipos de fósseis, materiais de uso em siderurgia, cimento, cerâmica, construção civil, carvão mineral, petróleo e derivados, entre outros. Visualize aqui a galeria de fotos da coleção do museu de minerais e rochas.

Atividades de pesquisa e de extensão

As atividades de pesquisa incluem basicamente trabalhos de iniciação científica sobre assuntos de geologia e mineralogia do estado do ES,.

As atividades de extensão incluem:

Participação em eventos culturais e científicos nacionais, estaduais e da região metropolitana de Vitória;

Receber visitas de turmas de estudantes de ensino fundamental e médio para atividade pedagógica prática, complementar às informações sobre geologia que recebem em seus colégios;

Atender a grupos de estudantes para apoio em seus trabalhos sobre minerais, rochas e outros assuntos de geologia, com classificação de amostras e fornecimento de informações;

Ministrar cursos de pequena duração para professores e estudantes como subsídio às suas atividades didáticas e acadêmicas no campo da geologia;

Atender a pessoas interessadas em recursos minerais, através de classificação de amostras de minerais, rochas e minérios e fornecimento de informações técnicas, econômicas e jurídicas.

Visitas

A atividade de visita de colégios consta de uma parte teórica, com explanações sobre geologia, quando os estudantes podem formular quaisquer questionamentos sobre o assunto e de uma parte prática, quando eles manuseiam amostras de minerais, rochas e minérios, observam as vitrines e apresentam suas amostras pessoais para serem classificadas.

As visitas e demais atividades são orientadas pelo professor coordenador do Museu e/ou por monitores. A atividade de visita e outras que necessitem do coordenador devem ser marcadas com antecedência, diretamente com os monitores no museu, ou por telefone.

Museu de Minerais e Rochas
Prédio IC-II, 2º andar

Departamento de Oceanografia – DOE

Centro de Ciências Humanas e Naturais – CCHN – UFES

Campus Universitário Goiabeiras, Vitória - ES

Telefones

Museu - 4009-7658 – 14 as 18 h

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.