Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

O QUE É?
Disciplina obrigatória (duas) de 75 horas cada, necessárias para integralização do curso

COMO FAZER?

Os alunos deverão agendar suas defesas em comum acordo com a banca. É recomendado que se façam mini-seminários reunindo defesas de temas e bancas similares para otimizar a agenda, mas a coordenação de colegiado não será responsável pela organização desse tipo de evento.

IMPORTANTE: Para PTCC, pelo menos um membro da banca tem que ser professor do curso e para TCC, pelo menos dois membros da banca têm que ser professores da UFES ou ter um vínculo formal com a UFES (professor efetivo, substituto, voluntário, aluno, funcionário). Após a defesa, os orientadores, ou o professor da UFES responsável (aquele com o qual vocês fizeram a matrícula) deverá fazer as médias das fichas de avaliação e digitar a pauta final até o dia 20/10/2021.

No caso do professor da UFES responsável não participar da banca (como é comum no caso do coordenador), providenciar a entrega dos formulários assinados pela banca e o termo de

depósito (esse último só no caso de TCC) ao professor responsável até o dia 18/10/2021 para evitar contratempos de última hora. Entregar uma cópia da versão final do TCC em pdf e o termo de depósito para a coordenação de colegiado via email (oceanografia [at] ufes.br).

QUANDO?

As datas das defesas e entrega dos trabalhos deverão ser acertadas em comum acordo entre aluno, orientador e banca. O professor da UFES responsável deve digitar as pautas finais com as notas até o dia 20/10/2021. Recomenda-se fortemente que as defesas sejam realizadas até o dia 11/10/2021 para que haja tempo de fazer modificações que eventualmente sejam exigidas pela banca.