Integração com a graduação

Todos os professores envolvidos no programa ministram disciplinas para a graduação e orientam estágios supervisionados, iniciação científica e elaboração de monografias de conclusão de curso de graduação. Grande parte dessas atividades contam com a colaboração dos alunos de pós-graduação, garantindo um excelente nível de integração entre os cursos de graduação em Oceanografia e Biologia com a Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental, tanto nos campi de Vitória quanto no campus de São Mateus. A grade curricular do PPGOAm prevê as atividades obrigatórias de docência aula prática, docência aula teórica e co-orientação, o que faz com que os alunos de mestrado e doutorado tenham contato direto com os alunos de graduação. Nos últimos anos foram observadas melhorias na graduação quanto:
- a qualidade dos trabalhos de acadêmicos da graduação através da integração com os projetos de dissertação e teses.
- Aumento do suporte em orientação de estudantes de graduação em seus projetos através do auxílio de alunos de mestrado e doutorado.
- Aproveitamento de infra-estrutura e custeio de projetos de dissertação e teses para sub-projetos científicos vinculados a graduação
Para a pós-graduação, esta inserção está sendo muito importante nos seguintes pontos:
1- Melhoria na formação dos alunos de pós-graduação pelo aprimoramento em técnicas de ensino e orientação.
2- Aumento do suporte de mão de obra aos projetos de dissertação e teses, principalmente nas fases de trabalho de campo e processamento de amostras.
3- Diminuição da sobrecarga de ensino e orientação dos docentes da pós-graduação, liberando mais tempo para dedicação a publicação de artigos.
4- Realização de estudos em longo prazo uma vez que o graduando pode ser preparado para a pós-graduação no desenvolvimento do seu trabalho de conclusão de curso.
5- Formação de profissionais mais qualificados abrangendo o tripé das instituições de ensino superior: ensino, pesquisa e extensão.

Um dos indicativos que esta integração está sendo efetiva é que os alunos de graduação da UFES estão buscando o PPGOAm como programa para estudos avançados de pós-graduação.

Estágio de docência:

O estágio de docência é formalmente previsto na estrutura curricular da Pós-graduação em Oceanografia Ambiental. Ele é previsto na forma de três disciplinas: 1) Docência teórica (obrigatória para doutorado), 2) Docência prática (obrigatória para mestrado e doutorado, 3) Docência co-orientação (obrigatória para mestrado e doutorado). Com essas disciplinas o aluno de pós-graduação tem a oportunidade de vivenciar (sob a supervisão de um professor credenciado do curso) toda a realidade do trabalho diário de um pesquisador líder de um grupo de pesquisa em uma universidade ou instituto. Através dessa ênfase dada pela Pós-graduação em Oceanografia Ambiental, acreditamos dar um maior equilíbrio na formação do pesquisador, acrescentando uma maior dedicação no treinamento desse aspecto.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910