Laboratórios

Laboratório de Limnologia e Planejamento Ambiental – (LimnoLab)

O Laboratório de Limnologia e Planejamento Ambiental visa o desenvolvimento de informações limnológicas voltadas para o uso sustentável dos ecossistemas aquáticos continentais e costeiros. Através de programas de amostragem e análise da água e sedimentos e da integração dos resultados em bancos de dados georeferenciados, utilizando-se de sistemas de informações geográficas (SIG), pretende-se avaliar as interações espaciais do manancial d'água e sua bacia de drenagem. A análise destas interações poderá subsidiar o planejamento ambiental, a tomada de decisões e o gerenciamento dos ecossistemas aquáticos considerando a perspectiva dos múltiplos usos que beneficiam a sociedade de modo direto ou indireto. 

Para maiores informações acesse : Laboratório de Limnologia

 

Laboratório de Pesquisa e Simulação sobre a Dinâmica do Oceano (LabPosseidon)

O LabPosseidon está associado ao Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo. Ele foi criado em 2004, mas efetivamente implantado a partir de 2007 a partir de um financiamento do CTpetro/CNPq, com o objetivo de desenvolver a área física do curso de Oceanografia promovendo o desenvolvimento de estudos que propiciem o entendimento da dinâmica do oceano em suas diferentes escalas temporais e espaciais. Desde então houve um empenho em desenvolver projetos, parcerias com outros laboratórios/professores além de propiciar oportunidades de estágios (voluntários e remunerados) e desenvolvimento de estudos científicos aos alunos do curso de graduação em Oceanografia e mestrado e doutorado em Oceanografia Ambiental e correlatos contribuindo, assim, na formação de mão-de-obra especializada na área de Oceanografia Física. As grandes linhas de pesquisa do Laboratório são: modelagem hidrodinâmica numérica; modelagem de dispersão de óleo e planos de contingência; e coleta, análise e interpretação de dados meteoceanográficos.

Para maiores informações acesse : Laboratório de Pesquisa e Simulação sobre a Dinâmica do Oceano

 

Laboratório de Ictiologia (IctioLab)

O Laboratório de Ictiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ictiolab), vinculado ao Departamento de Oceanografia e Ecologia, foi fundado em 1998. Desde sua implantação, o Ictiolab vem desenvolvendo diversas pesquisas relacionadas à ecologia e distribuição de ictioplâncton costeiro e estuarino e ecologia, biogeografia e sistemática de peixes recifais e estuarinos. 

Para maiores informações acesse : Laboratório de Ictiologia

 

Base Oceanográfica em Santa Cruz (Aracruz, ES)

Laboratório de Oceanografia Geológica (LaboGeo)

O Laboratório de Oceanografia Geológica é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e vinculado ao Departamento de Oceanografia e Ecologia da Universidade Federal do Espírito Santo. O LaboGeo desenvolve pesquisa na área de dinâmica sedimentar, geomorfologia costeira e marinha, mapeamento de habitats e evolução de ambientes costeiros e marinhos. Seus pesquisadores atuam nos Programas de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental e Geografia da UFES.

Para maiores informações acesse : Laboratório de Oceanografia Geológica  

 

Laboratório de Zooplâncton (LabZoo)

O Laboratório de Zooplâncton, parte dos Laboratórios Integrados da Base Oceanográfica da UFES, desenvolve pesquisas nas áreas de biologia e ecologia, monitoramento ambiental, introdução de espécies exóticas e análises de impacto na comunidade zooplanctônica nos ecossistemas estuarinos, costeiros e oceânicos. Projetos em andamento: HABITATS em parceria com a UFRJ(Financiamento: Petrobrás), Monitoramento de água de lastro em portos Capixabas, Variabilidade espaço-temporal do zooplâncton no sistema estuarino do rio Piraquê-açu em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracruz, Rede de Monitoramento Ambiental Marinho (Financiamento: Petrobrás).

Para maiores informações acesse : Laboratório de Zooplâncton

 

Laboratório de Ecotoxicologia (LabEcotox)

O Laboratório de Ecotoxicologia, parte dos Laboratórios Integrados da Base Oceanográfica da UFES, vem desenvolvendo projetos visando compreender os efeitos diversos de poluentes sobre o desenvolvimento, sobrevivência, fecundidade, entre outros, em diferentes espécies. Projetos em andamento: Avaliação da toxicidade por óleo bruto e dispersante químico emMetamysidopsis munda (Financiamento: CNPq), Efeitos toxicológicos (CL50, Micronúcleo e ensaio Cometa) do cobre em juvenis do robalo Centropomus paralellus (Financiamento: MCT).

Para maiores informações acesse : Laboratório de Ecotoxicologia

 

Laboratório de Cultivo de Organismos Marinhos (LabCOM)

O Laboratório de Cultivo de Organismos Marinhos, parte dos Laboratórios Integrados da Base Oceanográfica da UFES, vem desenvolvendo projetos de pesquisa e inovação tecnológica nas áreas de larvicultura, alimentação de organismos, desova e repovoamento de espécies ameaçadas por sobreexplotação. Projetos em andamento: Repovoamento do caranguejo-uçá Ucides cordatus na região de Vitória (Financiamento: FACITEC/CDV/PMV), Criação de misídeos em laboratório para estudos ecotoxicológicos e alimentares (Financiamento: CNPq), Criação de copépodos em laboratório para utilização como alimento vivo na aquicultura (Financiamento: CNPq), Centro Vocacional Tecnológico da Oceanografia (Financiamento: MCT/SECIS), Inserção de alunos do ensino fundamental e médio em atividades de pesquisa (Financiamento: FAPES).

Para maiores informações acesse : Laboratório de Cultivo de Organismos Marinhos

 
Laboratório de Ecologia Bentica (Bentos)
 
O laboratório tem como objetivo estudar comunidades bentónicas (organismos macro e megafauna) associadas a ecossistemas costeiros e de alto mar, olhando especificamente para padrões espaciais e temporais na biodiversidade, ecologia trófica e efeitos funcionais em sedimentos marinhos e estuarinos. São bem-vindos estudantes e pesquisadores interessados ​​em estuarino bentônica ecologia, impactos humanos sobre a biota e feedbacks com o clima; ecologia de alto mar; biodiversidade e conservação dos ecossistemas quimiossintéticos.

Para maiores informações acesse : Laboratório de Ecologia Bentica

 

Laboratório de Geoquímica Ambiental (LabGam)

O laboratório está situado na Base Oceanográfica do Departamento de Oceanografia e Ecologia(DOC), Centro de Ciências Humanas e Naturais(CCHN), Universidade Federal do Espírito Santo(UFES), em Aracruz-ES. O grupo está envolvido com pesquisas nas áreas de biogeoquímica, ecotoxicologia, biodegradação, poluição marinha e paleoprocessos. No momento, pesquisadores, doutorandos e alunos de graduação trabalham em projetos que estão sendo desenvolvidos em colaboração com outros grupos no Brasil e no exterior. Os projetos estão voltados para interação entre parâmetros bióticos e abióticos; origem, fluxo e destina da matéria orgânica natural e antrópica(ex. poluição por combustível fóssil); relação entre dieta e bioquímica de animais aquáticos e caracterização química de ambientes aquáticos no presente e passado em sistemas costeiros e marinhos.

Para maiores informações acesse : Laboratório de Geoquimica Ambiental

 

 

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910