Infraestrutura - Laboratórios

Para maiores informações sobre atuação dos laboratórios acesse a área de Pesquisa e Extensão

Campus Goiabeiras

Laboratório de Limnologia e Planejamento Ambiental – LimnoLab

LimnoLab desenvolve atividades de pesquisa em ecossistemas aquáticos continentais e costeiros visando a avaliação ambiental e conservação destes sistemas. Nesse contexto são feitas amostragen em campo, análises em laboratório e modelagem de dados por meio de técnicas de geoprocessamento.

-Equipamentos para amostragem em campo: ecobatímetro Ohmex HydroLite XT e receptor DGPS Trimble GeoExplorer XT; garrafa de Niskin 2,0 L, sonda multiparêmetro YSI 60600 V2 com cabo de 30m e equipada com sensores de temperatura, condutividade, pH, oxigênio dissolvido, turbidez, clorofila a e ficocianina; sonda multiparâmetro Horiba U52G com cabo de 30m e equipada com sensores de temperatura, condutividade, pH, oxigênio dissolvido, turbidez; sonda LiCor de radiação fotossintética ativa (PAR 400 – 700nm) com cabo de 25m e sensor esférico Li-193.

-Equipamentos para análise em laboratório: fluorímetro Turner TD700, microperfildaor de amostras de sedimento Unisense equipado com sondas para pH, oxigênio dissolvido, potencial rediox e gás sulfídrico.

-Equipamentos e software para geoprocessamento: receptor DGPS Trimble GeoXT; receptor DGPS Trimble Juno AS; licensa single use software Idrisi Taiga; licensa concurrent use software ESRI ArcGIS 9.3 e 10.0 com extensões Spatial Analyst, 3D Analyst e Geostatisticas Analyst. Licensa single use Golden Software Surfer 10.

Laboratório Pesquisa e Simulação sobre a Dinâmica do Oceano

A infra-estrutura computacional foi adquirida a partir de Junho 2007 em função dos projetos aprovados ou convênios nos quais os membros do LabPosseidon estão(iveram) envolvidos. Atualmente, a seguinte capacidade computacional se encontra instalada no LabPosseidon:

· 1 Workstation Dell Xeon - de acesso físico aos alunos.
· 1 Workstation HP Z400 - de acesso remoto aos alunos.
· 1 Workstation Itautec Xeon - de acesso físico aos alunos.
· 6 Microcomputadores PC - Core 2 Duo -  de acesso físico aos alunos.
· 4 Microcomputadores PC - Core 2 Duo de acesso remoto dedicados ao modelo numérico de simulação de contingência e resposta ao derramento de óleo (Oil Spill Contingency and Response).
· 1 Cluster de alto desempenho para processamento paralelo.
Em termos de equipamento de coleta de dados, o Lab possui um ADCP Sentinel 300Hz da RDI Teledyne e um 3 Micro CTD com fluorímetro e turbidímetro acoplados com capacidade de coleta a profundidade de 6000 m.

IctioLab -– Laboratório de Ictiologia

O Ictiolab ocupa uma área total de cerca de 50m² possuindo infra estrutura para estudos de ecologia e distribuição de ictioplâncton costeiro e estuarino e ecologia, biogeografia e sistemática de peixes recifais e estuarinos. O lab possui equipamentos de mergulho e redes de arrasto, bem como lupas e microscópios para análises. Vinculado ao Ictiolab está a Coleção Ictiológica da UFES

Coleção Ictiológica da UFES

Esta coleção foi formada a partir da união dos acervos de peixes pertencentes ao Laboratório de Ictiologia e Ictioplâncton (Ictiolab) do Departamento de Ecologia e o acervo do Departamento de Biologia desta mesma universidade, o qual possuía 1.831 lotes catalogados. Atualmente, a Coleção Ictiológica possui aproximadamente 11.000 exemplares, contidos em 2.683 lotes catalogados, distribuídos por 28 ordens, sendo Perciformes a ordem com maior número de lotes (51%). A maior parte do material provém do Brasil (97,69% dos lotes), no entanto, 2,06% são provenientes de São Tomé e Príncipe, país na costa leste tropical do oceano Atlântico, e 0,25% da Venezuela. Do material brasileiro, 86,84% dos lotes é do Espírito Santo. Todos os lotes tombados se encontram com os dados digitalizados e disponíveis no site do projeto , o qual tem por objetivo integrar a informação primária sobre biodiversidade que está disponível em museus, herbários e coleções microbiológicas, tornando-a disponível, de forma livre e aberta, na Internet.

Base Ocenográfica em Santa Cruz (Aracruz, ES)

Laboratório de Sedimentologia - Laboratórios Multiusuário de Pesquisa

O laboratório de Sedimentologia do DOC/PPGOAM é totalmente equipado para armazenar, processar e analisar amostras sedimentares quanto a sua granulometria e composição (carbonatos e matéria orgânica) contando ainda com um analisador de partículas a laser Malvern- Mastersizer 2000. O Lab de sedimentologia conta com infra-estrutura para abertura de testemunhos e análise de material particulado em suspensão. O PPGOAM tem dois espaços físicos para abrigam os laboratórios de sedimentologia:

1) Campus de Goiabeiras/Lab da Mata com 50m²
2) Lab de Sedimentologia da Base com 22m².
Este laboratório está vinculado ao Dept. Oceanografia da Ufes mas a compra do Malvern-Mastersizer 2000 foi a partir de um edital pro-equipamentos, sendo que o mesmo hoje faz parte da rede de lab multiusuários da UFES.

Laboratório de Oceanografia Geológica

O Labogeo ocupa uma área de 60m² na Base Oceanográfica que serve como sala de estudo e informática para seus alunos. O Lab conta ainda com uma sala de 20m² no Campus de Goiabeiras que possui todo o suporte de informática e acesso a internet. Em termos de equipamentos de campo, o Labogeo conta com:

-2 (dois) Acoustic Doppler Profilers.
-1 (um) Acoustic doppler velocimeter.
-1 (um) ADP-River Surveyor M9.
-1 (um) Ecobatímetro Bathy500.
-1 (um) Sidescan sonar edgetech 4100.
-1 (um) perfilador de sub-fundo Stratabox 35/10, amostradores de fundo, testemunhadores, garrafas tipo van dorn e armadilhas de sedimento.

Laboratório de Nectologia

O laboratório de Nectologia do DOC/PPGOAM é totalmente equipado para armazenar, processar e analisar amostras de organismos nectônicos com ênfase a peixes ósseos e cartilaginosos, cefalópodes e quelônios marinhos quanto as sua biologia populacional (reprodução, alimentação e crescimento), composição específica, abundância, comportamento e estrutura de comunidades, contando ainda com dois microscópios estereoscópios com câmera digital acoplada, balanças digitais de precisão, serra-metalográfica e instrumentos de medição de exemplares.  O PPGOAm tem dois espaços físicos que abrigam os laboratórios de Nectologia: Campus de Goiabeiras com 50m² e Base oceanográfica com 80m²

Laboratório de Zooplâncton

O LabZoo possui uma área de 60m² na Base Oceanográfica que inclui uma sala de estudo e informática para os alunos. Dentre os equipamentos estão:

-3 (três) microscópios estereoscópicos Nikon com acoplamento para sistema de imagem.
-1 (um) microscópio estereoscópico Zeiss com sistema de imagem.
-2 (dois) microscópios ópticos Nikon com sistema de imagem.
-6 (seis) computadores desktop com monitor de tela plana.
-1 (uma) impressora laser, impressora multifuncional colorida laser.
-1 (um) iMac.
-1 (um) MacBook Air.
-1 (um) MacBook.
-1 (um) Datashow.
-2 (dois) notebooks HP.
-1 (um) notebook Asus.
-2 (dois) redes de coleta de zooplâncton com boca de 60cm e malha de 200 micras.
-3 (três) fluxômetros GO2030R.
-1 (um) fluxômetro Hydrobios. O LabZoo conta também com uma sala de 17m² no Campus de Goiabeiras com
-3 (três) microscópios estereoscópicos Zeiss.
-1 (um) microscópio óptico Olympus.
-2 (dois) computadores desktop.

Laboratório de Ecotoxicologia

O LabEcotox possui uma área de 20m² na Base Oceanográfica. Dentre os equipamentos estão:
-3 (três) agitadores magnéticos.
-2 (dois) estufas.
-1 (um) mufla.
-1 (um) capela de exaustão de gases.
-1 (um) capela de fluxo laminar.
-1 (um) banho maria.
-1 (um) contador de placas.
-1 (um) agitador de vortex.
-2 (dois) câmaras incubadoras.
-1 (uma) balança analítica.
-1 (um) agitador de placas.
-1 (uma) centrífuga.
-1 (um) destilador de água.
-4 (quatro) bombas a vácuo.
-2 (dois) compressores de ar portáteis elétricos.
-1 (uma) estufa bacteriológica.
-1 (uma) geladeira.

Laboratório de Cultivo de Organismos Marinhos

O LabCOM possui uma área de 120 m² na Base Oceanográfica. Dentre os equipamentos estão:
-1 (um) gerador de energia de 75KVA.
-4 (quatro) analisadores multiparâmetros.
-2 (dois) freezers.
-2 (duas) geladeiras.
-1 (uma) bomba de ar portátil elétrica.
-1 (uma) destilador de osmose reversa.
-2 (duas) sistemas de filtração UV.
-2 (dois) compressores de ar radial.
-2 (dois) compressores de ar com tambor.
-2 (duas) bombas de água.
-2 (duas) motobombas elétricas.
-1 (uma) motobomba a gasolina.
-1 (uma) lavadora de alta pressão.
-1 (um) microscópio estereoscópico Leica.
-22 (vinte e dois) tanques de cultivo.
-1 (um) veículo Nissan Frontier 4x4 cabine dupla.

Laboratório de Ecologia Bentica - Aracruz

Laboratório equipado para estudos em comunidades bentônicas de ecossistemas costeiros, contando com:
-5 (cinco) lupas.
-1 (um) microscópio.
-1 (uma) estufa.
-1 (uma) mufla.
-2 (dois) freezers.
-1 (uma) geladeira.
-2 (duas) balanças semi-analíticas.
-1 (um) computador desktop.
O laboratório ocupa uma área de cerca de 40 m².

Laboratório de Geoquímica Ambiental

O Laboratório está situado na Base Oceanográfica de Aracruz e conta com um espaço de 100m² de laboratório e 50m² de gabinetes(escritórios) para pesquisadores. O grupo está envolvido em pesquisas nas áreas de ecotoxicologia, geoquímica, biodegração, poluiçao marinha, e paleoprocessos. O laboratório tem capacidade para analisar metais, nutrientes, hidrocarbonetos, lipídeos em geral, e outros parâmetros físico-químicos. No momento dispõe-se dos seguintes equipamentos:

-GC/MS Agilent 7890A/5975C Inert, com Amostrador Automático CombiPAL para Líquidos, Headspace e SPME, com Estação de Trabalho Completa (PC, Monitor, Impressora e Software de Controle e Aquisição de Dados, incluindo Biblioteca NIST 05 e Programa de Deconvolução).

–GC Agilent 7890A Tandem PID/FID, com Amostrador Automático CombiPAL para Líquidos, Headspace e SPME, com Estação de Trabalho Completa (PC, Monitor, Impressora e Software de Controle e Aquisição de Dados).

– GC Agilent 6850 FID, com Amostrador Automático para Líquidos (27 amostras), para uso com a mesma Estação de Trabalho do GC Tandem PID/FID

-ICP-MS Agilent 7500cx com Célula de Colisão/Reação Octapolo (Octopole Reaction System – ORS), para uso com Hélio e Hidrogênio, com Amostrador Automático e Estação de Trabalho Completa (PC, Monitor, Impressora e Software de Controle e Aquisição de Dados)

–Digestor MARS Micro-ondas com 40 posições para abertura de amostras

FIA (FIALab) para análise automatizada de nutrientes em bancada

EcoLab para análise automatizada de nutrientes in situ

-1 (um) Ultrapurificador de água, modelo PURELAB Ultra Analytic, marca Elga.
-2 (duas) Muflas.
-3 (tres) Capelas.
-3 (três) Estufas.
-1 (um) Set de extratores Sohlet (6 provas).
-1 (um) Banho ultra-som.
-1 (um) Destilador de água.
-1 (um) Bidestilador de água.
-2 (dois) Evaporadores Rotativos.
-5 (cinco) Computadores.
-2 (duas) Impressoras (PB e colorida a laser).
-2 (dois) Freezers.
-2 (duas) Geladeiras.
-2 (dois) Destiladores de solventes.
-1 (uma) Balança analítica.
-1 (uma) Balança semi-analítica.
-1 (uma) Centrífuga.
-1 (um) Kit de filtração
-2 (dois) Dessecadores.
-2 (dois) Chapa aquecedora.
-1 (um) Liofilizador.

Campus do CEUNES (São Mateus, ES)

Laboratório de Gestão em Manguezal

O laboratório possui espaço físico de 12 m2 cuja sede localiza-se no Campus Litorâneo (CEUNES - São Mateus) desenvolve projetos de pesquisa, de ensino e de extensão em ecologia do ecossistema manguezal. Os projetos de pesquisa incluem aqueles associados as atividades de orientação tanto na graduação quanto no pós-graduação, vinculados aos cursos da UFES. Os projetos de ensino são aqueles dedicados a formação do graduando aos moldes do PET, onde os discentes realizam seminários e discussões sobre os temas selecionados pelo orientador, compostos de diferentes áreas do conhecimento em oceangrafia e ecologia costeira. Além disso, atende os professores da rede municipal e estadual de ensino com cursos de capacitação docente no tema ecologia e manguezal. Tem elaborado diversas estratégias didáticas para aplicação de conceitos ecológicos e sobre o manguezal para as escolas públicas de ensino fundamental.

Em relação as atividades de extensão, desenvolve os projetos Manguezal na Escola, Escola no Mangue e Comunidade Pesqueira desde 2007. Também atua junto aos Comitês do Parque Estadual de Itaúnas, APA de Conceição da Barra, Comitê Gestor dos Manguezais Capixabas e Comitê Mosaico dos Manguezais da Baía de Vitória.

Equipamentos para amostragem em campo: Refractômetro portáteis de análise de salinidade, Telêmetro óptico, Trenas calibradas em Pi, garrafa tipo Nansen, GPS Garmin.

Equipamentos para análise de dados: Estereoscópio de espelhos, 2 Computadores (Desktop), 2 notebooks, Impressora a laser, balança analítica, jogo de peneiras para análise de sedimentos, estufa de secagem.

Este laboratório possui infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisa ecológicas, dotado de equipamentos adquiridos no Plano de Expansão e Interiorização da UFES, bem como do PELD. Está localizando no Campus Litorâneo do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES).

Meio Flutuante
Bote inflável Zefir GII 600 com motor de 90 HP equipado com fishfinder Garmin, capota, remos e carreta rodoviária.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910