Infraestrutura - Laboratórios

Para maiores informações sobre atuação dos laboratórios acesse a área de Pesquisa e Extensão

Campus Goiabeiras

Laboratório de Limnologia e Planejamento Ambiental – LimnoLab

Tem como objetivo o estudo de ecossistemas aquáticos continentais e costeiros com vistas a avaliação ambiental e a perspectiva de conservação dos recursos naturais. O LimnoLab também desenvolve estudos de planejamento e gerenciamento costeiro. O laboratório possui infraestrutura de amostragem em campo e análises hidroquímicas de água i.e e sedimento, sobretudo em relação a poluição por nutrientes (nitrogênio e fósforo), além de capacidade de investigação de estudos morfométricos a partir de levantamento batimétricos e hidrológicos de rios e lagos. Plataformas de sistemas de informações geográficas e sensoriamento remoto orbital e abordagens de indutor-pressão-estado-impacto-resposta têm sido utilizadas na análise ambiental de bacias hidrográficas e zona costeira. Os estudos têm sido desenvolvidos de modo transdisciplinar com alunos de graduação dos cursos de Oceanografia, Geografia e Ciências Biológicas e alunos de Pós-graduação em Oceanografia Ambiental (Mestrado e Doutorado) e Gestão e Regulação em Recursos Hídricos (Mestrado profissionalizante). A estrutura em hidroquímica e físico-química de ecossistemas aquáticos conta com espectrofotômetro de duplo feixe Shimadzu, fluorímetro de bancada Turner Trilogy, sistema de cromatografia de íons Dionex C1100, ultraputificador de água MilliQ student, liofilizador de sedimentos, estufas, mufla, bombas de vácuo, pHmetro de bancada, balança analítica (0,1 mg) e balança de precisãpo (0,1 g). Para amostragem em campo o laboratório dispõe de receptores GPS e DGPS (Trimble Juno SA, GeoXT e GeoXH), ecobatímetro de monofeixe, profundímetro, CTDs SonTek CastAway, ADCP SonTexk River Surveyor M9, sonda multiprâmetros Horiba U53 e YSI Exo 2, coletor de sedimento superficial (dragas de Ekman e Van Veen), testemunhador de sedimento Uwitec do tipo martelo e fluorímetro submersível YSI V6000. Para analises hidrobiológicas o LimnoLab conta com microscópio óptico Nikon e microscópio invertido Bell. A infraestrutura computacional é formada por hardware (desktops e notebooks), impressoras jato de tinta e laser e software ArcGIS dektop advanced 10.6 e Idrisi Selva.  

Laboratório Pesquisa e Simulação sobre a Dinâmica do Oceano (LabPosseidon)

O laboratório dispõe de espaço para a pesquisa dos alunos e acesso à referência bibliográfica. Equipamentos: 1 Workstation Dell Xeon; 2 notebooks de trabalho de campo; 12 Microcomputadores PC – I7; 4 Microcomputadores PC – I7 de acesso remoto dedicados ao modelo numérico de simulação de contingência e resposta ao derramento de óleo (Oil Spill Contingency and Response – OSCAR – SINTEF NORWAY); 2 Cluster de alto desempenho para processamento paralelo e desenvolvimento de modelagem numérica da dinâmica do oceano. Equipamento de coleta de dados: 10 ADCPs Sentinel (500 e 1000Hz) Nortek, um 3 Micro CTD com fluorímetro e turbidímetro acoplados com capacidade de coleta a profundidade de 6000 m e 14 CTDs Sea-Bird acoplados com fluorímetros, turbidímetros, sensores de oxigênio dissolvido.

 

IctioLab -– Laboratório de Ictiologia

O Ictiolab ocupa uma área total de cerca de 50m² possuindo infra estrutura para estudos de ecologia e distribuição de ictioplâncton costeiro e estuarino e ecologia, biogeografia e sistemática de peixes recifais e estuarinos. O lab possui equipamentos de mergulho e redes de arrasto, bem como lupas e microscópios para análises. Vinculado ao Ictiolab está a Coleção Ictiológica da UFES

Coleção Ictiológica da UFES

Esta coleção foi formada a partir da união dos acervos de peixes pertencentes ao Laboratório de Ictiologia e Ictioplâncton (Ictiolab) do Departamento de Ecologia e o acervo do Departamento de Biologia desta mesma universidade, o qual possuía 1.831 lotes catalogados. Atualmente, a Coleção Ictiológica possui aproximadamente 11.000 exemplares, contidos em 2.683 lotes catalogados, distribuídos por 28 ordens, sendo Perciformes a ordem com maior número de lotes (51%). A maior parte do material provém do Brasil (97,69% dos lotes), no entanto, 2,06% são provenientes de São Tomé e Príncipe, país na costa leste tropical do oceano Atlântico, e 0,25% da Venezuela. Do material brasileiro, 86,84% dos lotes é do Espírito Santo. Todos os lotes tombados se encontram com os dados digitalizados e disponíveis no site do projeto , o qual tem por objetivo integrar a informação primária sobre biodiversidade que está disponível em museus, herbários e coleções microbiológicas, tornando-a disponível, de forma livre e aberta, na Internet.

Base Ocenográfica em Santa Cruz (Aracruz, ES)

Laboratório de Sedimentologia - Laboratórios Multiusuário de Pesquisa

O laboratório de Sedimentologia do DOC/PPGOAM é totalmente equipado para armazenar, processar e analisar amostras sedimentares quanto a sua granulometria e composição (carbonatos e matéria orgânica) contando ainda com um analisador de partículas a laser Malvern- Mastersizer 2000. O Lab de sedimentologia conta com infra-estrutura para abertura de testemunhos e análise de material particulado em suspensão. O PPGOAM tem dois espaços físicos para abrigam os laboratórios de sedimentologia:

1) Campus de Goiabeiras/Lab da Mata com 50m²
2) Lab de Sedimentologia da Base com 22m².

O laboratório de Sedimentologia é totalmente equipado para armazenar, processar e analisar amostras sedimentares quanto a sua granulometria e composição (carbonatos e matéria orgânica). Equipamentos: Agitador Produtest, Agitador Bertel, Mufla Fornos Lavoisier, Estufa (3), Balança Digimed, Balança Shimadzu, Balança Marter, Computador Lenovo Pentium 4, Suporte para cortar testemunho, Bomba à vácuo Quimis (3), Balança tríplice Escala 1B, Deionizador, Granulômetro a Laser - Malvern Hydro 2000MU, Liofilizador Liotop, Chapa aquecedora digital (2), Capela exaustora, Estufa Quimis, Torres de decantação departículas (3), Microscópio esteroscópio (2), Microscópio petrográfico.

Laboratório de Oceanografia Geológica

O Labogeo ocupa uma área de 60m² na Base Oceanográfica que serve como sala de estudo e informática para seus alunos. O Lab conta ainda com uma sala de 20m² no Campus de Goiabeiras que possui todo o suporte de informática e acesso a internet. 

Equipamentos de campo: Garrafa Van Dorn (3), ADP Aquadopp, ADP River Surveyour, ADP Argonaut, CTD Valeport, CTD RBR, LISST @))X (granulômetro a laser de MPS de campo), Draga de Van Veen (2), Armadilha de Sedimento Halley Smith.
Equipamentos de Geofísica: Gerador Honda, Novatel Span Receptor, GARMIN GPS Map 60CSX, GARMIN GPS Map 765, GARMIN GPS ETREX LEGEND, IMU Applanix, Receptor R2SONIC 2024, SIM R2SONIC 2024, Emissor R2SONIC 2024, Multibeam Reson, Side Scan EdgeTech SAF-T-Link, Side Scan Klein L3, IMU Novatel, EcoBatímetro (dupla frequência 33 e 200kHz Syquest), Meridata Chirp, Meridata Boomer, Meridata Pre Amplificador Streemer, StrataBox (perfilador de subfundo 10 KHz.

Equipamentos para obtenção de dados topobatimétricos e geofísicos.

·         Sistema GNSS RTK modelo TPS 10, Base/Rover com rádio integrado;

·         Ecobatímetro Midas Surveyor Valeport dupla frequência (33 e 200 khz), com precisão de 1cm e GPS integrado;

·         Sensor Inercial para Navegação Ellipse 2 Series da SBG Equipamentos;

·         Side Scan Huminbird 898c HD SI, com GPS Integrado;

·         Software Hypack para navegação, aquisição e processamento de dados batimétricos;

·         Nível óptico e Miras topográficas;

·         Sensor SBE 37SM da Sea-Bird Electronics de temperatura condutividade. Profundidade de até 100m.

 

Amostradores de Fundo

·         Draga Van Veen de 5L da Husk&Duck.

·         Testemunhador do tipo Gravity Core da Aratu Equipamentos de Pesquisa.

 

Laboratório de Sedimentologia (campus ufes):

·         Capela Exaustão de Gases média;

·         Estufa microprocessada de secagem analógica 150L;

·         Jogo de Peneiras (diversas malhas);

·         Agitador eletromagnético de peneiras para análise granulométrica 8x2;

·         Dessecador de vidro Uniglas 300 mm;

·         Placa Aquecedora Digital 30 x 50 cm;

·         Balança com precisão de 0,01g;

·         Vidrarias específicas;

·         Lupas biocular Meiji.

Laboratório de Nectologia

O laboratório de Nectologia do DOC/PPGOAM é totalmente equipado para armazenar, processar e analisar amostras de organismos nectônicos com ênfase a peixes ósseos e cartilaginosos, cefalópodes, cetáceos, aves e quelônios marinhos quanto as sua biologia populacional (reprodução, alimentação e crescimento), composição específica, abundância, comportamento e estrutura de comunidades, contando com dois microscópios estereoscópios com câmera digital acoplada, balanças digitais de precisão, serra-metalográfica, três drones marca DJI (Modelo Mavic 2 Zoom) incluindo dois sistemas de visualização de realidade virtual, dois ROV marca Blue Robotics e três computadores de última geração para processamento de vídeos.  O PPGOAm tem dois espaços físicos que abrigam os laboratórios de Nectologia: Campus de Goiabeiras com 50m² e Base oceanográfica com 80m²

Laboratório de Zooplâncton

O LabZoo possui uma área de 60m² na Base Oceanográfica que inclui uma sala de estudo e informática para os alunos. Dentre os equipamentos estão:

Equipamentos: 03 microscópios estereoscópicos Nikon com acoplamento para sistema de imagem, 01 microscópio estereoscópico Zeiss com sistema de imagem, 2 microscópios ópticos Nikon com sistema de imagem, 6 computadores, 03 notebooks, 02 redes de coleta de zooplâncton, 03 fluxômetros GO2030R, 01 fluxômetro Hydrobios.

Laboratório de Ecotoxicologia

O LabEcotox possui uma área de 20m² na Base Oceanográfica. Dentre os equipamentos estão:
-3 (três) agitadores magnéticos.
-2 (dois) estufas.
-1 (um) mufla.
-1 (um) capela de exaustão de gases.
-1 (um) capela de fluxo laminar.
-1 (um) banho maria.
-1 (um) contador de placas.
-1 (um) agitador de vortex.
-2 (dois) câmaras incubadoras.
-1 (uma) balança analítica.
-1 (um) agitador de placas.
-1 (uma) centrífuga.
-1 (um) destilador de água.
-4 (quatro) bombas a vácuo.
-2 (dois) compressores de ar portáteis elétricos.
-1 (uma) estufa bacteriológica.
-1 (uma) geladeira.

Laboratório de Cultivo de Organismos Marinhos

O LabCOM possui uma área de 120 m² na Base Oceanográfica. Dentre os equipamentos estão:
-1 (um) gerador de energia de 75KVA.
-4 (quatro) analisadores multiparâmetros.
-2 (dois) freezers.
-2 (duas) geladeiras.
-1 (uma) bomba de ar portátil elétrica.
-1 (uma) destilador de osmose reversa.
-2 (duas) sistemas de filtração UV.
-2 (dois) compressores de ar radial.
-2 (dois) compressores de ar com tambor.
-2 (duas) bombas de água.
-2 (duas) motobombas elétricas.
-1 (uma) motobomba a gasolina.
-1 (uma) lavadora de alta pressão.
-1 (um) microscópio estereoscópico Leica.
-22 (vinte e dois) tanques de cultivo.
-1 (um) veículo Nissan Frontier 4x4 cabine dupla.

Laboratório de Geoquímica Ambiental

As atividades do LabGAm iniciaram no ano de 2007, quando este laboratório ainda estava localizado na cidade de Vitória, no Campus Goiabeiras da UFES. A migração do LabGAm para o atual endereço ocorreu juntamente com a inauguração oficial da Base Oceanográfica da UFES, no ano de 2010. Neste período transitório, o LabGAm já contava com projetos estruturantes aprovados em agências de fomento estatual, federal e com a empresa Petrobrás.

A equipe técnica do LabGAm realiza pesquisas e análises relacionadas à geoquímica ambiental e poluição marinha em diferentes matrizes analíticas, tais como: água doce e marinha, sedimentos, solos e material biológico. Atendendo diferentes protocolos, com equipamentos e conhecimentos necessários, o LabGAm está cada vez mais envolvido nos desafios científicos de seus projetos, buscando constantemente o aperfeiçoamento analítico. Sua estrutura está instalada em um laboratório de 150m2 contanto com áreas úmidas, de extração, de equipamentos e de permanência. As pesquisas contam com equipamentos basicamente 3 áreas:

  • Geoquímica Orgânica: Equipado com GC-FID (Agilent 6850), GC-PID-FID (Agilent 7890A), GC-MS (Agilent 7890A/5975C), extrator automático e CHNO-S (EuroVector) possibilita a realização de análises de hidrocarbonetos, hidrocarbonetos poliaromáticos (HPAs), BTEX, biomarcadores geoquímicos e análises elementares.
  • Geoquímica Inorgânica: Equipado com ICP-MS (Agilent 7500cx) possibilita a determinação de metais.
  • Nutrientes: Equipado com sistema FIAlab, autoanalisador e sonda Ecolab possibilita que sejam realizadas análises de nutrientes tanto em laboratório quanto in situ.

Além dos equipamentos citados acima, outros de estrutura básica estão disponíveis: Estufa, mufla, liofilizador, purificador de água, destilador de água, balança analítica, destilador de ácidos, TOC, nobreaks, estabilizadores, freezeres, refrigeradores, pipetas automáticas, capelas, linhas de gás, extratores de lipídios e rota-evaparador.

FIA (FIALab) para análise automatizada de nutrientes em bancada

EcoLab para análise automatizada de nutrientes in situ

-1 (um) Ultrapurificador de água, modelo PURELAB Ultra Analytic, marca Elga.
-2 (duas) Muflas.
-3 (tres) Capelas.
-3 (três) Estufas.
-1 (um) Set de extratores Sohlet (6 provas).
-1 (um) Banho ultra-som.
-1 (um) Destilador de água.
-1 (um) Bidestilador de água.
-2 (dois) Evaporadores Rotativos.
-5 (cinco) Computadores.
-2 (duas) Impressoras (PB e colorida a laser).
-2 (dois) Freezers.
-2 (duas) Geladeiras.
-2 (dois) Destiladores de solventes.
-1 (uma) Balança analítica.
-1 (uma) Balança semi-analítica.
-1 (uma) Centrífuga.
-1 (um) Kit de filtração
-2 (dois) Dessecadores.
-2 (dois) Chapa aquecedora.
-1 (um) Liofilizador.

Laboratório de Ecologia do Ecossistema Manguezal

Prédio da Pós-Graduação no Campus do CEUNES (São Mateus, ES)

Espaço de 43 m2 que atende aos pesquisadores envolvidos na ecologia do ecossistema manguezal e contém no momento 1 freezer horizontal, 1 geladeira, 1 balança analítica de precisão, 1 garrafa de Nansen, 1 microscópio estereoscópio, 1 microscópio óptico, 1 computador, 1 capela, estufas de secagem, 1 gaveteiro, 1 câmara de germinação com controle de CO2, luminosidade, umidade, temperatura e fotoperíodo para cultivo de vegetais em experimentos relacionados às mudanças climáticas (Fitotron), 1 HPLC Waters para análises de cromatografia líquida e índice de refração, 1 ADCP Sentinela, 1 RTK Trimble, 05 sensores portáteis de pressão de nível de água para ambientes rasos e salinos, 05 sensores portáteis de condutividade para ambientes rasos e salinos, 01 estereoscópio óptico Leica com câmara clara e câmera digital para aquisição de imagens, 02 câmeras de fotografia digitais para atividades em campo e em laboratório, 1 mufla de ignição, 1 ultrafreezer portátil, 1 agitador de peneiras, 1 sistema de filtração de água pura (acoplado à câmara climática), 1 impressora, 1 IRGA para análise de produção primária com emissão de luz, 1 câmera fotográfica olho de peixe para análise do índice de área foliar do dossel.

 

Meio Flutuante

Bote inflável Zefir GII 600 com motor de 90 HP equipado com fishfinder Garmin, capota, remos e carreta rodoviária.

Laboratório de Genética e Conservação Animal

CEUNES

Esse laboratório destina-se a pesquisas na área de genética e conservação de espécies marinhas e terrestres, destacando-se estudos populacionais moleculares. O laboratório está equipado com: 1 balança analítica, 2 banhos-maria, 1 Phmetro, 1 espectrofotômetro Nanodrop, 1 transluminador UV acoplado à sistema de análise de imagens de moléculas, 1 notebook, 1 ultracentrífuga refrigerada, 1 destilador de água, 1 barrilete reservatório de água destilada, 3 cubas horizontais para eletroforese, 3 fontes de energia para eletroforese, jogo de micropipetas, vidrarias e plásticos necessários para os procedimentos, 4 freezers verticais, 1 geladeira e armários.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910